Projeto A Arte de Bordar vai oferecer formação gratuita para 100 mulheres de Mogi Guaçu

MOGI GUAÇU


Mulheres a partir de 16 anos podem adquirir um novo ofício: o de bordadeira. O projeto A Arte de Bordar pelo Brasil - edição 01- ocorre pela primeira vez em Mogi Guaçu, mais especificamente no Centro Cultural. As inscrições vão ser realizadas no período de 27 de maio a 27 de junho e podem ser feitas de forma online pelo link https://forms.gle/9Gb3uD6buUZAnwHG6. Serão disponibilizadas 100 vagas, sendo 50 no período da manhã e 50 no período da tarde, dando prioridade a mulheres que estejam desempregadas.

No total serão 25 horas de curso profissionalizante de formação de bordado em pedraria, ministrado pela artista Fernanda Nadal, referência nesse segmento no Brasil e exterior. As aulas ocorrem do dia 1º ao dia 5 de julho, com encontros das 7h30 às 12h30 para a turma da manhã e das 13h30 às 18h30 para a turma da tarde. Para participar não é necessário ter experiência na área.
No dia 6 de julho, encerramento do projeto, haverá uma exposição com o resultado dos trabalhos das alunas, aberta a toda comunidade, às 14h. 

As integrantes vão receber um kit de bordado, composto por tecido, agulha, fio e pedrarias, para que possam utilizar tanto durante a realização das atividades, quanto para iniciar a criação das suas primeiras peças após a qualificação. Além disso, recebem cartilha com o passo a passo da arte de bordar, para consulta durante e posteriormente às aulas. Entre as temáticas desenvolvidas nas formações, estão o aprendizado de dezesseis pontos de bordado em pedraria e formas de arremate.
 
Fernanda Nadal acredita que o curso possa ser uma oportunidade para as mulheres terem a vida transformada a partir da arte do bordado e da geração de economia e renda. A artista atua com grandes marcas do mundo da moda e ministrou cursos e oficinas presenciais e online, além do Brasil, em países como Itália, França, Alemanha, Estados Unidos, Paraguai, Inglaterra, Suécia, Austrália e Portugal. 

“É uma alegria oferecer o curso para 100 mulheres de Mogi Guaçu e das cidades do entorno. Já passamos por outras cidades de São Paulo e Brasil, e percebemos o impacto que o curso pode trazer para a vida de muitas mulheres, ajudando-as a reescreverem suas histórias, a partir das linhas e agulhas. A sustentabilidade é o principal pilar da moda e técnicas de bordado são grandes aliadas nas transformações e na reutilização de muitas peças”, destaca. O projeto conta também com palestras sobre o mercado de trabalho e a sustentabilidade no mundo da moda, que acontecem durante os horários de formação.

O projeto A Arte de Bordar pelo Brasil - edição 01-, Pronac 230655, é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) - Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução, e conta com o patrocínio da empresa MAHLE.

Serviço: 
A Arte de Bordar pelo Brasil com Fernanda Nadal
Inscrições: de 27 de maio a 27 de junho
Data do curso: de 1 a 6 de julho
Carga horária: 25 horas em cinco dias de curso e Mostra Final dos Trabalhos para a Comunidade
Como se inscrever: Através do link https://forms.gle/9Gb3uD6buUZAnwHG6 
Vagas: 100 vagas, sendo 50 no período da manhã e 50 no período da tarde. 
Texto: Boas Histórias Comunicação
Foto: Gabriehl Oliveira 

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO 
 

Comentários

Arquivo de Notícias
Publicidade
Categorias