Mogi Guaçu inicia vacinação contra dengue para profissionais da Atenção Primária à Saúde

Mogi Guaçu

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta terça-feira, 10, a aplicação da vacina contra a dengue destinada aos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização desse público ocorre nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Ao todo, foram recebidas 284 doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan.

Nesta primeira etapa, a vacinação contempla os profissionais que estão mais expostos ao risco de infecção por atuarem diariamente na orientação à população e nas ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Ana Paula Cunha, contou que serão vacinados os trabalhadores da APS, que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais da atenção básica. “Essa vacina veio para imunizar os trabalhadores da atenção básica, ou seja, todos os profissionais da APS em um primeiro momento”, disse.  

Em Mogi Guaçu, a quantidade recebida nesta primeira remessa representa apenas 1/3 do total necessário para vacinar todos os profissionais da APS. “Precisamos de mais doses para completar essa fase da vacinação, porque as aplicações são feitas diretamente em cada posto de saúde”, explicou. 

A campanha faz parte do programa nacional do Ministério da Saúde e tem como objetivo proteger os profissionais da linha de frente da atenção básica. A vacina é administrada em dose única e está indicada para pessoas de 15 a 59 anos, 11 meses e 29 dias. 

Sequência
Após essa etapa inicial voltada aos trabalhadores de saúde, o cronograma do Ministério da Saúde prevê a ampliação dessa campanha para a população em geral na faixa etária de 15 a 59 anos, com prioridade inicial para os mais velhos, conforme a capacidade de produção do imunizante. 

“A vacina tem demonstrado eficácia global contra formas sintomáticas da dengue e proteção significativa contra casos graves, representando um novo pilar no enfrentamento da doença no Brasil, que já reduziu significativamente os registros de dengue em 2025”, comentou a enfermeira.
Vale ressaltar que, para o público de 10 a 14 anos, o imunizante continua disponível nas 21 unidades de saúde do município. 


SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO 

Comentários

Arquivo de Notícias
Publicidade
Categorias